Marketing clinico como um relacionamento

Como a dinâmica de mercado evolui rapidamente, os profissionais da visão independentes têm de reinventar os seus negócios e dedicar-se a dois papéis, ou seja, prestadores de cuidados de visão e proprietários de empresas.

A concorrência continua a intensificar-se à medida que os retalhistas principais e on-line se tornam mais ágeis, inovadores e agressivos com o seu marketing no espaço dos artigos de ótica. Ao mesmo tempo, os consumidores exigem-lhe a si, como prestador de cuidados de saúde, cuidados mais eficientes e de preço acessível para os pacientes. Tal significa que, no seu papel secundário de proprietário de uma empresa, enfrenta uma pressão crescente para trazer mais pacientes para a clínica e otimizar o seu lucro por paciente. Historicamente, os profissionais da visão têm manifestado uma certa relutância em comercializar agressivamente os seus produtos e serviços. Os esforços de marketing têm consistido, tradicionalmente, na otimização dos motores de busca ("search engine optimization" - SEO) e no desenvolvimento de sites.

No entanto, com os atuais consumidores ligados em qualquer altura/em qualquer lugar a impulsionarem as compras relacionadas com cuidados visuais, existe uma oportunidade significativa para os profissionais da visão realinharem o seu negócio e as suas estratégias de marketing para melhor satisfazerem as necessidades dos consumidores.

Como os retalhistas concorrentes se concentram no marketing digital, você deve promover nessa mesma arena, enquanto tira partido daquilo que o distingue deles: é um especialista em cuidados de visão da comunidade, não apenas um retalhista orientado para o lucro. Este é um ponto principal de diferenciação que deve potenciar nas comunicações. E deve tornar essas comunicações interativas.

Realce os seus conhecimentos especializados em saúde ótica: Utilize o seu website, a sua página do Facebook e os e-mails regularmente programados para os pacientes para realçar os seus conhecimentos sobre cuidados visuais. Partilhe as suas ideias sobre temas relacionados com a saúde, tais como a epidemia de miopia, os efeitos do envelhecimento nos olhos e os perigos da exposição excessiva aos raios UV.

Ao abordar a saúde em vez de promover produtos, pode aprofundar a fidelidade dos pacientes já existentes e ajudar os potenciais pacientes a verem o seu valor único em comparação com os retalhistas. Os seus pacientes irão sentir-se também mais confiantes comprando-lhe a si os óculos e as lentes de contacto.

Incentivar o diálogo: Convide os leitores das suas comunicações para lhe responderem com perguntas, para partilharem o seu conteúdo com os amigos e a família e para lhe fazerem perguntas sobre outras questões de saúde ocular. Mesmo que uma “conversa” tenha lugar no domínio público da sua página do Facebook, reforça o seu valor como um participante atento e ativo na vida dos pacientes, não como um vendedor de bens.

Reutilização e readaptação: Embora o marketing digital eficaz exija um certo esforço, muito do conteúdo que desenvolver pode ser reutilizado de diversas formas uma vez que também está a criar material novo. Com umas pequenas alterações, pode pegar num artigo que escreveu para um boletim informativo a enviar por e-mail e adaptá-lo para um artigo no website, uma publicação no Facebook, uma ligação no Twitter e mesmo um vídeo no YouTube.

A ligação interpessoal e atenta que tem com os seus atuais pacientes — e que espera desenvolver com os pacientes novos — é provavelmente uma das principais razões que o levaram a ser um profissional de saúde em primeiro lugar. É também uma qualidade que lhe pode conferir uma vantagem nítida em relação aos retalhistas concorrentes.

O marketing que aumenta o seu envolvimento com os pacientes e demonstra os seus valiosos conhecimentos especializados contribui para manter a sua base de pacientes a crescer.